quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Norman Rockwell






Hoje visitei o blog do Estúdio Marimbondo, onde já fiz alguns cursos, e li sobre o ilustrador Norman Rockwell. Resolvi compartilhar sua história com vocês:

No mundo retratado por Rockwell a vida é linda e boa de ser vivida, as crianças são felizes e as famílias amorosas. Rockwell nos faz pensar que o mundo deveria ser como as suas ilustrações e aí reside o seu encantamento: nos dá saudades de algo que nunca aconteceu.
Norman Rockwell nasceu em Nova York em 1894. Sempre quis ser artista e quando tinha 14 anos começou a estudar na Escola de Arte de Nova Iorque e aos 16 passou a freqüentar a Academia Nacional de Design para depois ingressar na Liga de Estudantes de Arte.
Comecou sua vida profissional aos 16 anos, pintando cartões de Natal e ainda adolescente tornou-se diretor de arte de uma revista americana para meninos escoteiros chamada Boy's Life (Vida de Menino).
Aos 21 anos Norman Rockwell abriu um estúdio de arte junto com um amigo que também era artista, o cartunista Clyde Forsythe. Fizeram muitos trabalhos de arte-final para diversas revistas da época.
Aos 22 anos pintou sua primeira capa para o "The Saturday Evening Post", uma publicação tão importante para a época que era considerada a "vitrine da América". Num período de 47 anos ele fez 321 capas para o Post. Depois desse período ele passou a trabalhar para a publicação "Look" veículo no qual ele pôde expressar suas preocupações e interesses, como direitos civis, guerra e pobreza.
Em 1977 o ilustrador recebeu pelo conjunto de sua obra, a maior homenagem que um cidadão norte-americano pode ganhar: a Medalha da Liberdade. Ele morreu em 8 de novembro de 1978 quando tinha 84 anos, deixando uma pintura inacabada no cavalete.
clique aqui para visitar o site oficial do artista (em inglês)
http://www.normanrockwell.com/
Para ler (em inglês) vale a pena conferir a biografia escrita pelo filho dele, Tom Rockwell. O Título em inglês é:
My Adventures as an Illustrator: Norman Rockwell, As told to Tom Rockwell.

Nenhum comentário: