sábado, 30 de agosto de 2008

Pensar com tipos


Estou lendo o livro Pensar com tipos, da Ellen Lupton, publicado aqui pela Cosac Naify. Um excelente livro pra quem gosta de tipografia, livros, textos e história. A leitura é gostosa, os exemplos são bacanas, há muita informação interessante e com certeza é o tipo de livro que você volta várias vezes pra pesquisar depois. Uma descrição mais detalhada dele:

Pensar com tipos: um guia para designers, escritores, editores e estudantes
Ellen Lupton
Tradução: André Stolarski

Aliando uma reflexão ampla sobre as teorias da comunicação e uma preocupação extremada em fornecer as bases instrumentais para a compreensão e utilização das diversas tipografias, o livro cobre uma lacuna entre os livros tradicionais de design. Ellen Lupton, uma das mais renomadas autoras e educadoras na área de design gráfico dos Estados Unidos, alia teoria contemporânea, prática informada, prosa clara e projeto visual inteligente. 
Pensar com tipos é uma excelente porta de entrada para o mundo da tipografia, além de um ótimo companheiro para os cursos da área. Ao longo do livro, as informações teóricas aparecem sempre acompanhadas de exemplos práticos, e os exemplos práticos aparecem sempre contextualizados na história e na teoria do design. Os ensaios trazem panoramas históricos e teóricos abrangentes, que vão das origens da tradição aos impasses dos novos meios de comunicação. 
Um apêndice com "dicas úteis, alertas agourentos e outras fontes" complementa o livro, incluindo um pequeno guia de preparação, edição e revisão de textos para designers. Ao fim e ao cabo, 
Pensar com tipos, como o próprio título sugere, não trata tipografia como um fim em si mesma, com seus vícios, fetiches e clichês auto-referenciais, mas como uma atividade "com a qual o conteúdo ganha forma, a linguagem ganha um corpo físico e as mensagens ganham um fluxo social."

O livro possui quatro versões diferentes de capa

Nenhum comentário: