quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Nosso novo prefeito - ou mais um post roubado


Do outro blog do meu amigo André Monnerat eu agora roubei uma lista de principais promessas ao longo da campanha do nosso prefeito eleito Eduardo Paes. Assim como André, não quero esquecer que essas promessas foram feitas, e conto com vocês também pra isso. Devemos cobrar como pudermos que pelo menos a maioria dos ítens dessa lista seja cumprida, ou poderemos novamente andar por aí com o carimbo de "otário" estampado na testa:

- Implantar o bilhete único nos transportes públicos - ou seja, o sujeito paga uma passagem só e pode trocar de condução pra condução, dentro de um determinado período de tempo.

- Licitar as cerca de 400 linhas de ônibus do Município e reorganizar o sistema.

- Ajudar o estado a implantar a linha 4 do metrô, da Barra a Botafogo (orçada em R$ 1,2 bilhão). Ajudar o estado a implantar o novo trajeto da linha 2 do metrô, para evitar baldeação no Estácio.

- Implantar a nota fiscal eletrônica, que permite acompanhar on line a emissão de comprovantes que geram arrecadação de ISS. O sistema é um meio de aumentar a arrecadação sem subir impostos.

- Aumentar a rede de creches, triplicando o número de vagas. Oferecer 160 mil vagas nas pré-escolas, colocando todas as crianças de 4 e 5 anos.

- Usar clubes e áreas afins para atividades extracurriculares de alunos da rede municipal.

- Instituir aulas de reforço em todas as escolas municipais, contratar mais professores e investir em qualificação e remuneração.

- Ampliar o Programa Saúde da Família, que no Rio, hoje, tem cobertura de apenas 7%. Criar 60 consultórios de Saúde da Família, funcionando em três turnos.

- Colocar os postos de saúde abrindo às 6h e fechando às 20h, com plantão permanente de clínicos, pediatras e ginecologistas.

- Criar corredores iluminados nas áreas que concentram bares e restaurantes, como a Lapa. A Guarda Municipal combaterá os flanelinhas.

- Criar um sistema de acompanhamento orçamentário municipal pela sociedade. Discutir o orçamento cidadão, uma versão do orçamento participativo.

Nenhum comentário: