sexta-feira, 13 de março de 2009

Dona Didi recomenda..

Eu vou lá conferir!

Nouvelle Vague 
Ana Elisa Egreja, Bruno Miguel, Daniel Lannes, Regina Parra e Renata de Bonis 
abertura 
> terça > 17 mar > 19h às 22h 




A galeria Laura Marsiaj apresenta a exposição coletiva Nouvelle Vague, com obras dos artistas cariocas Bruno Miguel e Daniel Lannes, e das paulistanas Ana Elisa Egreja, Regina Parra e Renata de Bonis. 
  
Os cinco artistas, todos nascidos entre 1981 e 1984, compartilham a escolha fundadora de se dedicar à pintura. Suas obras, à primeira vista quase antitéticas, diferem por tamanho, suporte, estilo e temáticas, mas aproximam-se pela maneira como reciclam fragmentos do imaginário iconográfico contemporâneo, em muitos casos imagens oriundas de meios de comunicação de massa. 
  
Equivalentes pictóricos dos objects trouvés duchampianos, as imagens  apropriadas das fontes mais diversas (jornais, revistas, livros, google, anúncios, projetos de arquitetura...) sobrepõem-se, nas obras de Bruno, Daniel e Ana Elisa, em camadas nitidamente separadas, quase programaticamente recusando uma osmose que acabaria mitigando seu valor de citações. Sempre coerentemente circunscritas a um universo cromático extremamente reduzido, as pinturas de Regina e Renata, por sua vez, confrontam-se com a questão da apropriação, ou re-criação, da imagem de maneira mais contida, e por isso, talvez, mais instigante. 
  
Para além de questões conceituais, contudo, cabe ressaltar que a principal preocupação dos cinco artistas é com questões técnicas, como a escolha do suporte, a consistência e textura da tinta, a predileção por (e a pertinência de) um ou outro formato, o equilíbrio da composição, etc... Assuntos, isto é, plenamente pictóricos, que corroboram uma leitura desta nouvelle vague de pintores brasileiros (da qual apresenta-se aqui apenas a ponta do iceberg) como movimento autêntico e visceral, resultado direto e imediato dos anseios de seus protagonistas. 

Serviço: 
Nouvelle Vague 
abertura:  18 mar > 19h às 22h 
visitação: 18 mar > 18 abr 
terça > sexta: 10h às 19h | sábado: 11h às 16h 


galeria laura marsiaj 
rua teixeira de melo, 31 c 
ipanema 22410-010 
rio de janeiro - brasil 
t/f [5521] 2513 2074 

Nenhum comentário: