segunda-feira, 4 de maio de 2009

Estudando mais e mais

Resolvi não dar continuidade ao meu curso de fotografia [terminei o Módulo I, não vou fazer o II] porque percebi que não seria bom pra mim. Estava cansada das aulas sábado de manhã, achei o fim do Módulo I arrastado e enrolado. Literalmente, enchi. Tudo o que aprendi foi muito bom e agora pretendo pôr em prática by myself [e com minha amiga Ju, que não desgruda da sua câmera e vai sair comigo pra tirar fotos]. Porém, já me enfiei em outra coisa: vou fazer o curso de Desenho Dinâmico com o professor Renato Alarcão, do Estúdio Marimbondo. Já fiz um curso lá há uns 4 anos atrás, mas hoje paguei minha matrícula deste outro curso. Veremos!

Você sabe, o desenho é uma importante ferramenta de expressão e de comunicação para quem cria. Através dele damos visualidade ao pensamento, corpo às idéias e ainda expandimos nossa capacidade de percepção do mundo que nos cerca.

Por isso desenhar é fundamental!

O Estúdio Marimbondo vem trazer novamente nas manhãs de domingo o curso Desenho Dinâmico com o ilustrador Renato Alarcão.

O programa traz uma proposta bastante original no ensino do desenho de observação, trazida das aulas "Drawing on Location" oferecidas no mestrado em artes da School of Visual Arts.

No Desenho Dinâmico você vai trabalhar com o modelo-vivo basicamente na forma de siluetas. A modelo – uma artista circence – veste malha preta e os alunos usam pincel e nankim sobre papel offset, kraft e similares de baixo custo.

A partir da terceira aula pratica-se o desenho de percepção das inter-relações figura/fundo, através do trabalho com tinta PVA branca sobre papel preto. Desta vez, os participantes devem fazer a modelo surgir no papel através da pintura das "contra-formas" ou do chamado "espaço negativo".

No Desenho Dinâmico não há espaço para hesitação, mas intuição e ousadia.

As poses são rápidas e a produção intensa: um mínimo de 30 desenhos em 2 horas, dos quais os melhores serão usados para trabalhos de livre criação.

Nenhum comentário: