quarta-feira, 22 de julho de 2009

Caminhando e crescendo

Tenho um amigo chamado João que eu amo muito. Hoje recebi um email dele com o texto abaixo.

Curiosamente, hoje eu voltei a caminhar, antes do trabalho. Fui até o Arpoador, parei dois minutos pra ver o dia nascer na praia de Ipanema [bênção divina!], tomei banho e café e cheguei ao trabalho, pra logo receber o texto. Coisas da vida =)

2 de fevereiro de 2005

Costumava encontrar-me com um velho amigo na piscina do MIT quase todos os dias. Ele era, conforme me disse, professor de linguística aposentado.

Hoje eu o vi no vestiário após um longo tempo e tivemos uma breve  
conversa sobre 'insegurança', um tema sobre o qual tenho refletido.

"O problema com a insegurança é que, se você é inseguro demais, então você não cresce – porque está paralisado pelo medo do fracasso." Disse-lhe do nada. "Por outro lado, se você não tem insegurança, então também não cresce – porque sua cabeça é tão grande que não consegue reconhecer seus fracassos"

"Equilibre tudo", respondeu o emérito professor.

Afirmei: "Se você estiver no meio, no entanto, você tem de mover-se na direção das margens e mexer-se um pouquinho pra saber se está centrado".

"Você pode se perder no meio, às vezes", disse ele.

Permanecemos quietos e terminei de arrumar as minhas coisas.

Então, enquanto estava amarrando meu tênis, disparei: "Mentores".

O emérito professor disse com voz firme: "Você precisa de mentores  
para dar-lhe coragem".

Aí fui pesarosamente contundente: "Mas todos os seus mentores tendem a ir embora quando você fica mais velho".

O emérito então fez uma pausa e respondeu: "Sim, porque você não  
necessita mais deles".

Apertei sua mão e disse: "Obrigado pela lição". O professor mestre  
sorriu, pôs as meias, colocou o tênis e eu saí do vestiário pensando:  
"Exercício faz muito bem pro coração".

- Maeda

Nenhum comentário: